Rua Cherentes, 250 - 5° Andar, Sala 51, Edifício Cinquentenário - Centro - Tupã/SP      (14) 3441-7120

Consultoria:

Planejamento sucessório com a implantação das boas práticas de governança corporativa para empresas familiares, reestruturação societária M&A (fusões, incorporações, cisões, transformações e aquisições) e planejamento tributário.

Cursos corporativos, seminários e palestras:

  • Holding Familiar & Proteção Patrimonial: há mais de 06 anos no mercado nacional
  • Governança Corporativa para Empresas Familiares
  • Reestruturação Societária: Fusão, Aquisição, Incorporação, Transformação e Cisão

Estratégias para empresas familiares:

Sucessão Familiar, Reestruturação societária e planejamento tributário. Boas práticas de governança corporativa.

Elaborar e estruturar a reorganização da estrutura empresarial de acordo com um bom planejamento sucessório (familiar), societário e tributário, em consideração às peculiaridades de cada família ou grupo familiar, do seu patrimônio e empresa, sempre de acordo com a legislação nacional e as boas práticas de governança corporativa, isto é, o momento da profissionalização no grupo econômico e a escolha do sucessor.

O objetivo final do trabalho é facilitar a gestão do patrimônio da família, bem como o seu relacionamento. Tendo como finalidade demonstrar as vantagens da constituição de uma empresa para a continuidade dos negócios e de sua gestão e outra para a proteção patrimonial, comprovando uma redução na carga tributária e, principalmente, evitando o tormentoso processo do inventário e demais discussões judiciais desnecessárias. O sistema desenvolvido é relativamente simples, mas com algumas etapas de implantação, que demandam a participação e, principalmente a vontade de todos os sócios e a aceitação dos herdeiros, para se alcançar o objetivo principal, que é a organização ou reorganização do processo sucessório na empresa, para preservá-la, como também a proteção patrimonial.

O planejamento sucessório e a implantação das boas práticas de governança corporativa consistem em 03 etapas distintas, são elas:

Primeira Etapa: Primeiras reuniões.

1) Planejamento Sucessório Familiar:

– Agendamento de reuniões com membros da família, a fim de conciliar os conflitos de interesses.

2) Planejamento Sucessório Empresarial:

– Agendamento de reuniões com os sócios do grupo, diretores, advogados e contabilistas e demais gerentes, a fim de conhecer e fazer todo o levantamento de informações dos assuntos jurídicos e contábeis, como também do planejamento sucessório e da proteção patrimonial.

Segunda Etapa: Diagnóstico – Relatório e Organograma.

Amplo levantamento de informações e solicitação de documentos jurídicos e contábeis, como também análises da estrutura familiar, patrimonial e do grupo econômico em matéria societária e tributária, para resultar em um relatório seguro envolvendo todo o planejamento sucessório, ou seja, traçar um diagnóstico, contendo um relatório, com o objetivo de realizarmos o início do planejamento sucessório, societário e tributário, como também a estruturação societária, com base nas normas de governança corporativa.

Terceira Etapa: Processo de legalização e implantação.

1) Sucessão Patrimonial e Empresarial: Administração de Bens Imóveis Próprios. Holdings Familiares e a Holding Controladora.

2) Processo de Profissionalização – Boas Práticas de Governança Corporativa.

Resultados alcançados: Uma estrutura eficaz de planejamento sucessório (familiar), societário e tributário, norteado pelas boas práticas de governança. Não se trata evidentemente de uma fórmula mágica, mas sim, de todo um procedimento ordenado, que requer um apurado exame do grupo econômico e a situação pessoal de cada sócio e de suas famílias e herdeiros.

Consultor: João Alberto Borges Teixeira

Sócio-Diretor da Hold Gestão Patrimonial. Consultor e Palestrante em Sucessão Familiar e Governança Corporativa para Empresas Familiares. Professor de Governança Corporativa e Direito Empresarial. Instrutor de Cursos pela Unifenacon, Instrutor de Cursos pela Fenacon/Sebrae sobre o Simples Nacional e o Micro Empreendedor Individual. Colaborador em Empresas de Consultoria de Grande Porte, como: IOB Thomson e Terco Grant Thornton Auditoria. Pós-graduação Lato Sensu em Direito Empresarial pela FGV-GVLaw. Cursando Ciências Contábeis no Centro Universitário de Maringá – Unicesumar. Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Alta Paulista – FADAP. Membro da Academia Brasileira de Direito Tributário – ABDT; Membro do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF e Membro do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial – IBRADEMP.

Fechar Menu